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Vitória Medeiros,  26 de Maio de 2020 -

4 min

Adaptações eficazes para ajudar sua empresa no trabalho remoto

Continuar trabalhando durante o difícil cenário em que vivemos fez muitas organizações e comércios adotarem novas práticas, adaptando sua rotina de diversas maneiras. Restaurantes passaram a trabalhar de portas fechadas, apenas com delivery. As mais variadas lojas que antes eram responsáveis por movimentar avenidas e shoppings, recebendo um grande número de clientes em suas instalações todos os dias, precisaram se transformar em lojas virtuais. Muitas mudanças ocorreram. 

Quando se trata de organizações que tinham a cultura de trabalhar em regime de escritório e passaram a trabalhar remotamente, muitas adaptações também precisaram ser feitas para que esses negócios continuassem a funcionar. Dentre elas a adoção de novos ritos e processos para a cultura da empresa, como a adesão de encontros via videoconferência e a inserção das mais variadas plataformas para auxiliar na gestão das pessoas e dos projetos, serviços e vendas de produtos.

Nesse blog vamos citar e explanar sobre ferramentas digitais que, se adotadas, podem te ajudar a gerir e organizar os processos da sua empresa no ambiente virtual. Além disso, elas facilitarão o trabalho remoto de equipes. Vamos começar?

O Pipefy é um software utilizado na gestão de processos, ele torna o trabalho de setores como Gestão de Pessoas, Financeiro, Marketing, Suporte ao Cliente mais ágil e rápido. A ferramenta ajuda a controlar o volume de demandas por meio da otimização e automação de seus processos. Além disso, você conta com a possibilidade de criar formulários e automatizar e-mails de acordo com sua necessidade. Na plataforma você tem a chance de montar a visualização dos seus processos da maneira que desejar, seja por kanban, scrum e demais metodologias. 

Já falando sobre ferramentas de comunicação, temos duas sugestões. Para comunicação interna em videoconferência, o Google Meet supre bem as necessidades. Quando baixado, ele pode ser acessado e utilizado tanto de computadores, como em dispositivos móveis. As chamadas são criadas e podem ser acessadas por muitas vias. A ferramenta faz parte do G Suite, um serviço da Google que quando contratado oferece diversas ferramentas, além da possibilidade de personalizar um domínio da forma que você desejar. 

A outra sugestão que pode ajudar a organizar o fluxo de reuniões e otimizar o tempo que seria gasto organizando isso é o Doodle. Nele você consegue criar e personalizar a solicitação de reuniões, colher informações sobre a disponibilidade dos participantes apenas enviando um link e, ao final, você poderá selecionar o melhor dia para marcar seu ponto de encontro. 

Por fim, tendo em vista a necessidade de inserção de novas ferramentas, é preciso que você tenha em mente que essa é uma nova forma de trabalho, então sua equipe precisa estar alinhada com essa mudança e novos acordos precisam ser feitos. Além disso, como você deve imaginar, para trabalhar bem remotamente é necessário que a mentalidade da sua organização, e, por consequência, dos seus colaboradores passe por um processo de evolução, com muito aprendizado e acompanhamento envolvido (para saber mais, leia nosso blog sobre acompanhamento de equipe no trabalho remoto). Ainda, é fundamental ter paciência e perseverar, pois todo esse caminho não será trilhado da noite para o dia.

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