Blog

Alessandro Medeiros,  4 de Setembro de 2020 -

4 min

Hábitos saudáveis para empresas saudáveis

Pode-se definir uma “empresa saudável” como um local onde gestores e colaboradores trabalham juntos para melhorar continuamente os processos, a segurança, a saúde e o bem-estar de todos. A fim de criar este espaço de colaboração saudável, empresas de diferentes áreas adotam hábitos de cuidado e acompanhamento para com seus membros.

 

O primeiro passo nessa jornada é a escutatória. Os funcionários têm suas demandas, problemas e dificuldades, por isso ouvir o que eles têm a dizer é o início de tudo. Um bom acompanhamento de membros pode ajudar a evitar desligamentos, a identificar e resolver conflitos, além de avaliar a saúde mental de todos. Essa avaliação é de extrema importância, uma vez que a depressão e o estresse estão, desde 2017, entre as principais causas de afastamento do trabalho segundo a Organização mundial da saúde (OMS).

 

É importante trazer o tema de cuidados com a mente para dentro da empresa pois só assim, através da comunicação, as pessoas podem ser ajudadas. Palestras, informativos e conversas sobre o assunto não devem ser evitadas e sim encorajadas por todos. Existem diversas estratégias para prevenção de transtornos mentais no trabalho como, diminuir a pressão no trabalho e criar campanhas motivacionais na empresa, além disso dar reconhecimento aos membros é essencial.

 

Cuidar da saúde física também é um hábito a ser desenvolvido, principalmente na atualidade, onde muitos indivíduos passam a maior parte da jornada de trabalho sentados a frente do computador. Segundo a OMS, o sedentarismo é o 4° maior fator de risco de mortes no mundo. A falta de exercícios pode causar diversas doenças crônicas como a diabetes, além de causar problemas nas articulações e no ciclo do sono. Pensando em combater esse mal algumas organizações começaram a investir em ginástica laboral, uma prática que consiste em uma série de exercícios de baixa intensidade realizados no ambiente de trabalho. Segundo o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) tal prática ajuda a combater o sedentarismo e o estresse, bem como melhora a coordenação, flexibilidade e força do indivíduo.

 

Mesmo que dentro da organização não haja um programa de treinamento, existem ações simples que pode ser tomadas para melhorar a saúde dos funcionários, como:

          -  Realizar pausas durante as longas horas ao computador;

          -  Incentivar hábitos alimentares saudáveis dentro do ambiente de trabalho;

          -  Ter atenção a ergonomia dos locais de trabalho;

          -  Incentivar o consumo regular de água para uma boa hidratação dos membros;

          -  Incentivar uma melhor postura durante as horas de trabalho;

 

Com tudo que foi apresentado é possível encaminhar sua empresa para hábitos melhores, que irão melhorar a vida dos colaboradores bem como o ambiente de trabalho. São atitudes simples como as que foram descritas que diferenciam as empresas saudáveis das demais, que proporcionam uma vida melhor para os funcionários e que obtém melhores resultados

 

Quer saber como ajudar melhor seus membros? Leia mais postagens do nosso blog.

últimas postagens

VAMOS CONVERSAR UM POUCO