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Lucas Maciel,  27 de Abril de 2020 -

3 min

O mindfulness como ferramenta para melhorar o seu desempenho no trabalho

Você já ouviu falar sobre o mindfulness? Essa prática, que vem crescendo bastante no mundo, vem tendo um destaque especial nas organizações. Ela traz uma maneira de cuidar da sua mente, aumentar o seu foco e, consequentemente, otimizar o seu desempenho no trabalho. Falaremos um pouco mais sobre o mindfulness e como essa ferramenta é uma ótima maneira de otimizar o seus resultados.

 

O QUE É O MINDFULNESS?

Mindfulness ou “atenção plena”, em sua tradução para o português, é o conjunto de práticas cientificamente comprovadas que auxiliam a mente a entrar em um estado de concentração e foco intensos, tornando a mente mais saudável. O mindfulness auxilia na diminuição de divagações e perdas de foco, ajuda no processo de autoconhecimento e entendimento das emoções e auxilia na otimização do seu tempo útil.

Essa técnica, introduzida inicialmente por Jon Kabat-zin, vem recebendo muito destaque no meio corporativo e demonstrando ótimos resultados em empresas como a Google, a Apple e a Nike. Tal técnica vem sendo peça chave no combate ao estresse e baixa produtividade nessas e em muitas outras organizações.

 

COMO UTILIZAR DO MINDFULNESS PARA TAL FUNÇÃO?

Existem diversas práticas dentro do Mindfulness, e separamos 4 dessas que são ótimos estímulos iniciais para começar a aplicar o mindfulness na sua rotina:

- Definição de objetivos: 

No começo de cada dia, dedique um tempo para delimitar quais são os seus objetivos como um todo para aquele dia. É muito importante definir objetivos alcançáveis durante o horário de trabalho para que seja possível focar no que deve ser feito sem pressões de tempo ou falta de recursos.

- Pausas mentais:    

    Ao longo do seu dia de trabalho, sempre que sentir a necessidade, pare um ou dois minutos para respirar, descansar, ordenar os pensamentos e retomar o ritmo das atividades que precisam ser desempenhadas naquele dia.

- Poucas atividades simultâneas:

    Para que você consiga focar no que você precisa realizar, é muito importante que se dedique ao menor número de atividades simultâneas possível. Ao dividir o seu foco entre muitas atividades, o tempo de realização de todas acaba ficando maior e o nível estresse relacionado a essas atividades cresce consideravelmente.

- Aceitar pequenas frustrações:

    Se algum resultado não tiver o impacto esperado ou acontecer algo inesperado ao longo da sua jornada de trabalho, respire e aceite tal acontecimento. É muito importante saber e estimular o aprendizado com os erros e, ao adotar tal prática, seu trabalho se torna cada vez menos estressante e muito mais engrandecedor, contribuindo ainda mais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

O mindfulness traz diversos benefícios para você e para o seu desempenho no trabalho e, caso você seja gestor, você pode adotar essa prática para si e para toda a sua organização. Essa ferramenta vem sendo adotada em diversas empresas pelo próprio setor de RH para auxiliar no desempenho dos processos internos da empresa.

Quer saber mais sobre impactos da saúde mental na sua empresa e práticas que podem auxiliar no desempenho dos seus resultados? Entre em contato com a gente, teremos prazer em atendê-lo!

 

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