Blog

Carolina Caires,  28 de Fevereiro de 2020 -

2 min

Processo Seletivo bem estruturado: um diferencial no mercado

O Processo Seletivo é um momento estratégico para todas as empresas. É através dele que se consegue a principal força motriz da organização, que são as pessoas. Sabemos que empresas que realizam um Processo Seletivo eficiente e eficaz possuem maiores chances de trazer para sua empresa pessoas com grandes potenciais, que podem impulsionar a organização a alcançar seus objetivos.

Além de selecionar bons candidatos, um processo seletivo bem estruturado pode trazer consequências positivas para a organização a curto, médio e longo prazo. Considerando que todas as pessoas envolvidas no processo podem ser impactadas, desde os funcionários que realizarão essa atividade, os participantes do Processo Seletivo e até os outros colaboradores da empresa, é essencial prestar atenção nessa estruturação de seleção de pessoas.

Dentre as principais vantagens de um processo seletivo bem estruturado, tem-se:

Mostrar através da precisão dos métodos que a empresa tem consciência do processo que está realizando.

 

Com um processo seletivo bem estruturado, os candidatos sentirão que estão sendo avaliados nos critérios que são necessários para aquela vaga, evitando, assim, que os mesmos passem por um desgaste desnecessário, diminuindo, com isso, a probabilidade de saírem pessoas detratoras do seu Processo Seletivo ou da sua organização.

 

Obter pessoas promotoras da organização, independente do resultado do processo.

 

O Processo Seletivo pode ser um ambiente de crescimento e aprendizado ou um ambiente de estresse e prejuízo para os candidatos. Tudo vai depender de como o procedimento vai ser realizado. Com todas as etapas feitas de maneira assertiva e cuidadosa, com feedbacks e métodos que selecionem o perfil desejado de maneira eficiente, mesmo os candidatos que não tenham a aprovação no Processo Seletivo poderão propagar uma boa imagem da empresa.

 

Um Processo Seletivo bem feito é um diferencial em um mercado tão competitivo.

Considerando a situação de mercado em que se vive atualmente, mais empresas estão em busca de inovação tecnológica e otimização dos serviços. Porém, as organizações que percebem a importância de investir no processo de Gestão de Pessoas possuem um grande diferencial. Com isso, um Processo Seletivo bem realizado mostra que a empresa se importa com os seus colaboradores, podendo atrair pessoas diferenciadas e possíveis grandes talentos para a sua organização.

 

Quer saber como realizar um Processo Seletivo que traga todas essas vantagens para sua empresa? Entre em contato conosco.

 

 

 

últimas postagens

VAMOS CONVERSAR UM POUCO